Aposentadoria do Herói ou da Lenda?

Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso. Como primeira postagem, falaremos um pouco sobre um dos maiores ícones, talvez o maior, de uma das maiores equipes da NBA. Não, não estamos falando de Michael Jordan, estamos falando dele: Kobe Bryant, o Black Mamba.


Muitos conhecem Kobe por ser o número 24 dos Lakers, mas ele não começou com a equipe californiana e nem com o número 24. Ele foi draftado na 13ª posição em 1996 pelo Charlotte Hornets, cujo atual dono é o Michael Jordan. Não existem imagens dele usando a camisa do Hornets por ele exigir que fosse para Los Angeles por sempre ter torcido para a equipe. Em conversa com Jerry West (General Manager dos Lakers na época), Kobe acabou indo para o Lakers vestindo o número 8 através de uma troca que levou Vlade Divac para os Hornets.

Kobe na sua apresentação no Los Angeles Lakers

Com a equipe amarela e roxa, Kobe teve médias de 7,6 pontos, 1,3 assistências e 1,9 rebotes em 15,5 minutos por jogo em sua primeira temporada, sendo o grande vencedor do Slam Dunk Contest de 1996, se tornando o jogador mais jovem a ganhar o torneio. Anos passaram e Kobe foi melhorando seu desempenho, tanto que entre 1999 e 2002 ele conseguiu 3 títulos de campeão da NBA junto com Shaquille O'Neal e Phil Jackson (atual presidente do New York Knicks), técnico que foi campeão dos 6 títulos de Michael Jordan com o Chicago Bulls e MVP do All-Star Game de 2002

Kobe, Phil Jackson e Shaquille O'Neal com os três títulos conquistados

No dia 22 de fevereiro de 2006, Kobe entrou para a história da NBA ao marcar 81 pontos no Staples Center contra o Toronto Raptors, tendo a segunda maior pontuação em uma única partida da liga americana e sua melhor atuação na temporada e na carreira, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain.


Com a ida de Shaq para o Miami Heat, Kobe acabou com uma dinastia de títulos, mas não de reconhecimento pelos fãs. Na temporada 2006/2007, o número 8 foi "aposentado" pelo craque que quis usar o número 24 nos jogos com a equipe da Califórnia. Com a 24, Kobe foi campeão das temporadas 2008/2009 e 2009/2010, MVP das duas finais, MVP da temporada regular de 2007/2008 e MVP do All-Star Game de 2007, 2009 e 2011, divindo o último com o ex-companheiro de Los Angeles Lakers, Shaquille O'Neal.

Kobe após o 5º título com a franquia

A partir de 2013, Kobe enfrentou uma série de contusões, porém elas não foram capazes de impedir de que ele chegasse em 3º na lista dos cestinhas da NBA, superando no dia 14 de dezembro de 2014 Michael Jordan com 32293 pontos anotados na carreira.


As lesões voltaram cada vez mais incomodando Kobe e os torcedores e companheiros de equipe dos Lakers. Através de uma carta aberta publicada pela The Player's Tribune, no dia 29 de novembro de 2015, Kobe faz a declaração mais bombástica de sua vida: sua aposentadoria do basquete profissional. Entitulada de "Dear Basketball" (Caro Basquete), Kobe retratou sua relação com o esporte que tanto amava desde criança, mostrando a vontade de ser um Laker para os demais.

"Querido Basquete
Desde o momento em que comecei a enrolar as meias do meu pai, arremessando de forma imaginária arremessos da vitória no Great Western Forum, sabia que uma coisa era real: eu me apaixonei por você. Um amor tão profundo, que me entreguei por completo. Da minha cabeça e meu corpo ao meu espírito e alma. Um garoto de seis anos de idade se apaixonou profundamente por você. Nunca vi o fim do túnel. Apenas me vi saindo de um.
Então, eu corri. Corri para cima e para baixo em todas as quadras. Atrás de qualquer bola perdida por você. Você me pediu raça, eu dei meu coração, porque veio com muito mais. Joguei cansado e machucado. Não por causa do desafio, mas porquê você pediu. Fiz tudo por você, porque isso é o que se faz quando faz com que se sinta vivo como você fez comigo.
Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus.
E tudo bem. Estou pronto para ir. Só quero que você saiba para que nós possamos gravar todos os momentos que vivemos juntos. Os bons e ruins. Nós demos um para o outro tudo que temos. E nós sabemos que, não importa o que farei depois, sempre serei aquele garoto... com aquelas meias enroladas... lata de lixo no canto... cinco segundos no relógio... bola nas minhas mãos... 5... 4... 3... 2... 1.
Te amo para sempre,
Kobe"

Com a passagem não garantida para os playoffs, Kobe fará sua última partida na NBA contra o Utah Jazz (equipe do brasileiro Raulzinho Neto) no dia 13 de abril no Staples Center. No dia 14 de fevereiro, Kobe fez sua última partida do All Star Game (com direito a homenagem da NBA, discurso de Magic Johnson e seu nome ecoando dentro da arena antes da bola subir e aplaudido de pé ao sair da quadra) com a conferência oeste no Air Canada Centre, casa do Toronto Raptors, anotando 10 pontos, distribuindo 7 assistências e garantindo 6 rebotes em 25 minutos em quadra.



No dia 13 de abril de 2016, Kobe fez a sua última partida com o Los Angeles Lakers diante da sua torcida no Staples Center contra o Utah Jazz do brasileiro Raulzinho. Em 42 minutos, Kobe anotou 60 pontos, teve 4 assistências e pegou 4 rebotes. Após o fim do jogo, Kobe se declarou para os fãs da equipe da Califórnia, se mostrando grato em ter atuado mais da metade da vida dele no Lakers.






Kobe foi disparadamente um dos melhores jogadores que a humanidade já viu, trazendo falta para muitos que acompanham o esporte da bola laranja, recebendo homenagens de todos os times da NBA quando ele joga, independente de ser em casa ou fora, e de fãs (segue abaixo dois vídeos de fãs do astro: uma com a carta de sua aposentadoria sendo narrada (passando por todas as épocas de sua carreira) e outro com a música "See You Again" de Wiz Khalifa (cuja música foi homenagem para Paul Walker, ator de cinema conhecido pela saga "Velozes & Furiosos").



Kobe costuma dizer que "heróis vão e vem, mas lendas são para sempre" (como foi dito no vídeo da carta de aposentadoria). Kobe foi nem um herói nem uma lenda, mas sim os dois. É garantido de que Kobe terá seu nome eternizado no alto do Staples Center. Agora só resta decidir qual número será aposentado: o 8 de herói ou o 24 de lenda (o Lakers confirmou que será eternizado os dois números).