Brasileiros na NBA na temporada 2015-2016

Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso. Em ano de recorde de brasileiros na NBA, hoje, iremos falar da trajetória dos nove brasileiros que atuam hoje em equipes da liga norte americana.


O primeiro representante brasileiro nos Estados Unidos foi Nenê Hilário. Selecionado na 7ª posição do Draft de 2002 pelo New York Knicks, Nenê foi trocado para atuar pela equipe do Denver Nuggets. De 2002 até 2012, Nenê teve médias de 10,6 pontos, 1,6 assistências e 6,1 rebotes. Em 2012, foi envolvido em uma troca com o Washington Wizards e o Los Angeles Clippers, tendo como destino final a equipe da capital americana onde atua até os dias de hoje.

Nenê enterrando em partida pelo Denver Nuggets

Um ano após a vinda de Nenê, Leandro Barbosa, mais conhecido como Leandrinho, veio para a NBA após ter sido draftado na 28ª escolha pelo San Antonio Spurs e acabou sendo trocado para ir jogar no Phoenix Suns. Atuou por dez anos em equipes da NBA, como o Suns (2003-2010), Raptors (2010-2012), Pacers (2012) e Celtics (2012-2013). Depois de um ano no Pinheiros, Leandrinho volta para o Suns e, com o fim de contrato no mesmo ano, assinou com o Golden State Warriors, equipe em que conseguiu se consagrar campeão da NBA em 2015 e, em 2016, perdeu as finais para o Cavaliers.

Leandrinho após conquista da NBA com o Warriors

Em 2004, Anderson Varejão é selecionado na 30ª posição do Draft pelo Orlando Magic e trocado para o Cleveland Cavaliers depois de jogar dois anos na Espanha. Em 2008, Varejão se tornou o primeiro brasileiro a chegar nas Finais da NBA, porém perdeu a série final de 4 a 0 para o San Antonio Spurs. Em fevereiro de 2016, a equipe de Ohio trocou o atleta para o Portland Trail Blazers, sendo dispensado pela equipe de Oregon no mesmo dia. Quatro dias depois, Anderson é contratado pelo Golden State Warriors para poder jogar ao lado do compatriota Leandro Barbosa. Chegou nas finais da NBA pela terceira vez com a marca de único jogador na história da liga a jogar pelos dois times que disputaram as finais, porém perdeu o título para sua ex-equipe, o Cleveland Cavaliers, no sétimo e decisivo jogo.

Varejão na linha do lance livre com a equipe de Oakland

O brasileiro que veio com mais expectativas na NBA foi Tiago Splitter. Depois de ser escolhido na 28ª escolha do Draft de 2007 pelo San Antonio Spurs e jogar por dez anos no basquete espanhol, Splitter se tornou, em 16 de junho de 2014, o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA após derrotar por 4 a 1 a equipe do Miami Heat. Em julho de 2015, a equipe texana anunciou que Tiago iria jogar pelo Atlanta Hawks, atuando pela equipe da Geórgia até os dias de hoje.

Splitter após se tornar o primeiro brasileiro campeão da NBA com o Spurs

Três anos depois, Lucas Nogueira, o Bebê, é draftado pelo Boston Celtics na 16ª escolha e, no mesmo dia, foi trocado para o Dallas Mavericks e depois para  o Atlanta Hawks, onde participou da Summer League. Porém decidiu ganhar mais experiência na Espanha e, um ano depois, assina contrato com o Toronto Raptors.

Bebê no lance livre em partida com o Raptors

No mesmo Draft de Lucas, o brasileiro Raul Neto foi selecionado na 47ª escolha pelo Atlanta Hawks, mas decidiu não assinar com o Hawks e ficar mais um ano no basquete espanhol. No dia 9 de julho de 2015, Raulzinho assina um contrato com o Utah Jazz, equipe onde atua até o momento.

Raulzinho em partida com a equipe de Utah

O brasileiro mais colocado na NBA veio somente em 2014, quando Bruno Caboclo foi selecionado na 20ª escolha pelo Toronto Raptors (Lucas Nogueira foi a melhor escolha, mas não atuou na equipe principal do Hawks). Sem ser muito utilizado pelo Raptors mas com muito interesse da equipe canadense, Bruno joga pelos times associados do Toronto na D-League (liga de desenvolvimento da NBA).

Bruno após ter sido draftado pelo Raptors

Pouco antes de começar a temporada 2015-2016, Cristiano Felício acerta sua ida para a NBA com uma das maiores equipes da liga: o Chicago Bulls. Cristiano fica alternando nas equipes, tendo jogado alguns jogos da D-League, mas com boa parte das atuações com o Bulls.

Cristiano em seu primeiro jogo na NBA

O último representante nacional a participar na atual temporada da NBA foi Marcelo Huertas. Após onze anos no basquete espanhol, Huertas assina um contrato com o Los Angeles Lakers. O brasileiro vem tendo boas atuações na liga, porém não foi capaz de levar o Lakers para os playoffs.

Marcelinho em sua partida de estréia pelo Lakers