A maior Resposta da NBA

Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso. Nesse dia 7 de junho de 2016, um dos jogadores mais importantes da NBA completa 41 anos de idade após ter participado por 14 anos na liga norte-americana e ter revolucionado o basquete em aspectos técnicos e culturais. Isso mesmo: estamos falando de Allen "The Answer" Iverson.


Allen foi escolhido pela equipe do Philadelphia 76ers com a 1ª posição do Draft de 1996 após ter saído da Universidade de Georgetown para poder ajudar sua família que não possuía grande poder financeiro. Em seu primeiro ano, Iverson teve médias de 23,5 pontos, 4,1 rebotes e 7,5 assistências, garantindo o prêmio de Rookie Of The Year da temporada 1996-1997.

Iverson após ser draftado pelo 76ers

No dia 22 de março de 1997, no mesmo ano de sua estréia na NBA, Allen teve a sua maior jogada em toda a história de sua carreira: um crossover em cima de Michael Jordan durante partida entre o Sixers e o Bulls que viria a ser o campeão daquela temporada após ganhar 69 partidas de 82 disputadas.


Sua primeira aparição nos playoffs foi na temporada 1998-1999, ganhando 28 das 50 partidas disputadas e avançando na sexta posição na Conferência Leste. Nos playoffs, o Sixers conseguiram ganhar a série por 3 a 1 contra o Orlando Magic, porém perderam na fase seguinte para o Indiana Pacers por 4 a 0. Duas temporadas depois, Allen é eleito o MVP da temporada e vai pela primeira e única vez em sua carreira às Finais da NBA, perdendo a decisão por 4 a 1 para a equipe do Los Angeles Lakers de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, fazendo, no jogo 1, um crossover em cima de Tyronn Lue (atual técnico do Cleveland Cavaliers).

Allen com o título de MVP da temporada 2000-2001


Depois de disputar 697 partidas pela equipe da Pensilvânia, Allen é envolvido em uma troca por conta de brigas com o técnico da equipe e polêmicas, o que acabou levando ele para a equipe do Denver Nuggets, fechando sua primeira passagem pelo Philadelphia com médias de 28,4 pontos, 3,9 rebotes e 6,2 assistências. Com a equipe do Colorado, Iverson disputou 135 partidas e médias de 23,3 pontos, 2,9 rebotes e 7 assistências.

Iverson durante partida com o Denver Nuggets

Durante a temporada 2008-2009, Iverson acabou indo para a equipe do Detroit Pistons após ter sido trocado com o time de Denver. Com o Pistons, Allen participou de 54 jogos, tendo médias de 17,4 pontos, 3,1 rebotes e 4,9 assistências.

Allen com o Detroit Pistons

Após o fim da temporada, Allen assina contrato com o Memphis Grizzlies, porém atua por apenas 3 jogos com a equipe do Tennessee, fechando com médias de 12,3 pontos, 1,3 rebotes e 3,7 assistências.

"The Answer" em partida com o Memphis Grizzlies

Pouco menos de 3 meses depois, "The Answer" (assim chamado porque, em um momento de pouca criatividade na liga, ele tinha solução para todos os problemas) acerta sua volta para a Pensilvânia e para o Philadelphia 76ers após 5 temporadas. Depois de 25 partidas, Allen decide se aposentar da NBA para poder cuidar de problemas de saúde da sua filha de 4 anos, fechando sua segunda passagem pelo Philadelphia com médias de 13,9 pontos, 3 rebotes e 4,1 assistências, e sua passagem pela NBA com médias de 26,7 pontos, 3,7 rebotes e 6,2 assistências.

Iverson em sua volta ao Philadelphia 76ers

Em outubro de 2010, Iverson acerta contrato com o Besiktas da Turquia, porém teve uma passagem rápida pela equipe turca, participando apenas de dez jogos.



Iverson com o Besiktas


No dia 30 de outubro de 2013, Allen Iverson decide se aposentar do basquete após 15 anos de experiência profissional, dizendo que tinha perdido a vontade de jogar.


No dia 1º de março de 2014, o Philadelphia 76ers faz uma cerimônia para aposentar o número 3 que foi utilizado pelo jogador por todas as suas passagens pela equipe da Pensilvânia. tendo como resposta o agradecimento do atleta por ter deixado ele ser humano, ter deixado ele ter feito erros, ter deixado ele ser quem ele quis ser.


No dia 4 de abril de 2016, Allen Iverson foi escolhido junto com Shaquille O'Neal e Yao Ming para fazerem parte do Hall da Fama do Basquete (grupo de jogadores importantes no qual Oscar Schimidt é participante). Em entrevista coletiva, AI agradece a todos os fãs que votaram nele, dizendo que eles o amaram por ele ter dado tudo de si em quadra pela equipe do 76ers que o homenageou antes de começar a partida contra o New York Knicks no dia 8 de abril no Wells Fargo Center. A cerimônia está marcada para ocorrer no dia 9 de setembro na cidade de Springfield, Massachusetts.


Allen foi um dos jogadores que revolucionou a NBA e o esporte por tudo o que ele quis fazer, mudando a vestimenta (movimento que foi aderido por vários jogadores mas proibido de usar certas coisas com o código de conduta da liga divulgado por David Stern), as tranças como penteado descolado e tatuagens no corpo, tudo isso demonstrando uma liberdade para se fazer o que quiser, chegando até a divulgar músicas de rap para um CD que, após muitas críticas, não foi lançado oficialmente. Portanto, não podemos deixar de agradecer por tudo o que ele fez para o basquete ser o Nosso Basquete.