Bem vindo ao blog Basquete Nosso. A temporada 2015-2016 da NBA chegou ao fim no dia 19 de junho. Depois de 52 anos sem um título dos esportes profissionais da história da cidade, o Cleveland Cavaliers se sagrou campeão da NBA pela primeira vez da história da franquia em cima do melhor time da história da liga, o Golden State Warriors, em plena Oracle Arena. LeBron James, líder em todos os aspectos na série final, levou para casa, além da taça de campeão, o prêmio de MVP das Finais. Vamos falar um pouco agora sobre os sete jogos decisivos da NBA.
A série deu início no dia 2 de junho em Oakland sob domínio do Golden State Warriors. A primeira posse de bola foi para o Golden State Warriors, mas os primeiros pontos foram para Cleveland que, com 37 segundos de jogo, Kevin Love acerta uma bola de três. Porém não deu para o Cavs segurar a vantagem. O jogo acabou com o placar de 104 a 89 para os Warriors. Destaque para Shaun Livingston, armador do Golden State que, saindo do banco, jogou 26 minutos e garantiu 20 pontos no placar final.
![]() |
Shaun Livingston cumprimentando Leandrinho no jogo 1 das Finais |
Três dias depois, ocorre o jogo 2 no mesmo local. Primeira posse de bola foi dos Cavaliers que conseguiram anotar os primeiros 2 pontos com Kyrie Irving no primeiro arremesso do jogo. O placar final acabou com uma diferença de 33 pontos, com a vitória dos Warriors por 110 a 77. Draymond Green foi o destaque da partida com 28 pontos, cestinha do jogo.
![]() |
Draymond Green comemora lance importante no jogo 2 |
A série foi para Cleveland no dia 8 para a disputa do jogo 3. O Cleveland conseguiu garantir uma importantíssima vitória para a série. LeBron James, Kyrie Irving, J.R. Smith e Cia. conseguiram dar o troco do jogo 2: diferença de 30 pontos e vitória por 120 a 90. LeBron anotou 32 pontos e foi o destaque da partida.
![]() |
LeBron James, Tristan Thompson e Richard Jefferson durante jogo 3 |
O jogo 4 foi um dos jogos mais disputados da série. Em casa, o Cleveland não aproveitou o fator casa e perdeu a partida por 11 pontos com o placar de 108 a 97 para o Warriors. A série estava 3 a 1 para a equipe de Oakland. Até então, nenhum time na história da liga conseguiu ser campeão depois de perder a decisão pelo placar de 3 a 1. Stephen Curry, o MVP da temporada regular, foi o destaque e cestinha da partida com 38 pontos, sendo 21 deles de bolas arremessadas na linha dos 3 pontos.
![]() |
Stepehen Curry, MVP da temporada, após terceira vitória contra o Cavaliers |
A quinta partida foi no dia 13 em Oakland para o Golden State Warriors tentar ser bicampeão da NBA, deixando o brasileiro Leandrinho ser o primeiro brasileiro bicampeão da NBA. Porém a dupla LeBron James e Kyrie Irving do Cleveland Cavaliers impediram o título antecipado para os Warriors e venceram a partida pelo placar de 112 a 97, 15 pontos de diferença. Os dois jogadores principais do Cavaliers anotaram 41 pontos, entrando para a história se tornando os dois companheiros de time a fazerem pelo menos 40 pontos no mesmo jogo.
![]() |
LeBron James e Kyrie Irving comemorando lance importante no jogo 5 |
O jogo 6 ocorreu no dia 16 na Quicken Loans Arena, casa do Cleveland Cavaliers. Era a segunda tentativa do bicampeonato do Golden State Warriors que, um ano atrás na mesma arena, se sagrou campeão da NBA. Porém o Cleveland Cavaliers se manteve na frente os 48 minutos de jogo que, logo no primeiro quarto, teve uma diferença de 20 pontos. Stephen Curry, quando faltava 4 minutos para o fim de jogo, cometeu a 6ª falta e foi "expulso" da partida. O placar final foi uma vitória para o time de Ohio por 115 a 101. Destaque para LeBron James que anotou 41 pontos para os Cavs.
![]() |
LeBron James dando toco em Stephen Curry durante jogo 6 |
O sétimo e decisivo jogo foi no domingo dia 19 de abril. Antes, as duas equipes somaram a mesma quantidade de pontos nos outros 6 jogos: 610 pontos. Era a última partida da temporada da NBA. Restava saber quem seria o campeão da liga em 2016: os Cavs de LeBron James ou os Warriors de Stephen Curry. Foi a partida mais disputada da série final que, com o placar de 93 a 89, deu o título para o Cleveland Cavaliers. LeBron James, com 27 pontos, foi o destaque do último jogo das Finais.
![]() |
Cleveland Cavaliers com o título de campeão da NBA |
O título para os Cavs foi histórico. Além do 1º título da franquia, foi o primeiro título nos esportes profissionais da cidade de Cleveland desde o Cleveland Browns da NFL em 1964. Além desse feito, o Cavaliers foi o primeiro time da história a NBA a ser campeão da NBA após estar perdendo a série por 3 a 1. O título de MVP das Finais acabou nas mãos do Rei LeBron James: o número 23 de Cleveland dominou as finais em todos os aspectos com médias de 29,7 pontos, 11,3 rebotes, 8,9 assistências, 2,6 roubadas de bola e 2,3 tocos por jogo.
![]() |
LeBron James com o título da NBA e prêmio de MVP das Finais da NBA |
Nos vestiários, veio declaração de aposentadoria. Aos 36 anos, o ala do Cleveland Cavaliers, Richard Jefferson, anunciou que irá se aposentar do basquete profissional após ser campeão da NBA.
![]() |
Richard Jefferson, campeão da NBA com os Cavs, se aposentou do basquete |
PARABÉNS CLEVELAND CAVALIERS!!! CAMPEÃO DA TEMPORADA 2015-2016 DA NBA!!!