Tudo tem a primeira vez

Bem vindo ao blog Basquete Nosso. A temporada 2015-2016 da NBA chegou ao fim no dia 19 de junho. Depois de 52 anos sem um título dos esportes profissionais da história da cidade, o Cleveland Cavaliers se sagrou campeão da NBA pela primeira vez da história da franquia em cima do melhor time da história da liga, o Golden State Warriors, em plena Oracle Arena. LeBron James, líder em todos os aspectos na série final, levou para casa, além da taça de campeão, o prêmio de MVP das Finais. Vamos falar um pouco agora sobre os sete jogos decisivos da NBA.


A série deu início no dia 2 de junho em Oakland sob domínio do Golden State Warriors. A primeira posse de bola foi para o Golden State Warriors, mas os primeiros pontos foram para Cleveland que, com 37 segundos de jogo, Kevin Love acerta uma bola de três. Porém não deu para o Cavs segurar a vantagem. O jogo acabou com o placar de 104 a 89 para os Warriors. Destaque para Shaun Livingston, armador do Golden State que, saindo do banco, jogou 26 minutos e garantiu 20 pontos no placar final.

Shaun Livingston cumprimentando Leandrinho no jogo 1 das Finais

Três dias depois, ocorre o jogo 2 no mesmo local. Primeira posse de bola foi dos Cavaliers que conseguiram anotar os primeiros 2 pontos com Kyrie Irving no primeiro arremesso do jogo. O placar final acabou com uma diferença de 33 pontos, com a vitória dos Warriors por 110 a 77. Draymond Green foi o destaque da partida com 28 pontos, cestinha do jogo.

Draymond Green comemora lance importante no jogo 2

A série foi para Cleveland no dia 8 para a disputa do jogo 3. O Cleveland conseguiu garantir uma importantíssima vitória para a série. LeBron James, Kyrie Irving, J.R. Smith e Cia. conseguiram dar o troco do jogo 2: diferença de 30 pontos e vitória por 120 a 90. LeBron anotou 32 pontos e foi o destaque da partida.

LeBron James, Tristan Thompson e Richard Jefferson durante jogo 3

O jogo 4 foi um dos jogos mais disputados da série. Em casa, o Cleveland não aproveitou o fator casa e perdeu a partida por 11 pontos com o placar de 108 a 97 para o Warriors. A série estava 3 a 1 para a equipe de Oakland. Até então, nenhum time na história da liga conseguiu ser campeão depois de perder a decisão pelo placar de 3 a 1. Stephen Curry, o MVP da temporada regular, foi o destaque e cestinha da partida com 38 pontos, sendo 21 deles de bolas arremessadas na linha dos 3 pontos.

Stepehen Curry, MVP da temporada, após terceira vitória contra o Cavaliers

A quinta partida foi no dia 13 em Oakland para o Golden State Warriors tentar ser bicampeão da NBA, deixando o brasileiro Leandrinho ser o primeiro brasileiro bicampeão da NBA. Porém a dupla LeBron James e Kyrie Irving do Cleveland Cavaliers impediram o título antecipado para os Warriors e venceram a partida pelo placar de 112 a 97, 15 pontos de diferença. Os dois jogadores principais do Cavaliers anotaram 41 pontos, entrando para a história se tornando os dois companheiros de time a fazerem pelo menos 40 pontos no mesmo jogo.

LeBron James e Kyrie Irving comemorando lance importante no jogo 5

O jogo 6 ocorreu no dia 16 na Quicken Loans Arena, casa do Cleveland Cavaliers. Era a segunda tentativa do bicampeonato do Golden State Warriors que, um ano atrás na mesma arena, se sagrou campeão da NBA. Porém o Cleveland Cavaliers se manteve na frente os 48 minutos de jogo que, logo no primeiro quarto, teve uma diferença de 20 pontos. Stephen Curry, quando faltava 4 minutos para o fim de jogo, cometeu a 6ª falta e foi "expulso" da partida. O placar final foi uma vitória para o time de Ohio por 115 a 101. Destaque para LeBron James que anotou 41 pontos para os Cavs. 

LeBron James dando toco em Stephen Curry durante jogo 6

O sétimo e decisivo jogo foi no domingo dia 19 de abril. Antes, as duas equipes somaram a mesma quantidade de pontos nos outros 6 jogos: 610 pontos. Era a última partida da temporada da NBA. Restava saber quem seria o campeão da liga em 2016: os Cavs de LeBron James ou os Warriors de Stephen Curry. Foi a partida mais disputada da série final que, com o placar de 93 a 89, deu o título para o Cleveland Cavaliers. LeBron James, com 27 pontos, foi o destaque do último jogo das Finais.

Cleveland Cavaliers com o título de campeão da NBA

O título para os Cavs foi histórico. Além do 1º título da franquia, foi o primeiro título nos esportes profissionais da cidade de Cleveland desde o Cleveland Browns da NFL em 1964. Além desse feito, o Cavaliers foi o primeiro time da história a NBA a ser campeão da NBA após estar perdendo a série por 3 a 1. O título de MVP das Finais acabou nas mãos do Rei LeBron James: o número 23 de Cleveland dominou as finais em todos os aspectos com médias de 29,7 pontos, 11,3 rebotes, 8,9 assistências, 2,6 roubadas de bola e 2,3 tocos por jogo.

LeBron James com o título da NBA e prêmio de MVP das Finais da NBA

Nos vestiários, veio declaração de aposentadoria. Aos 36 anos, o ala do Cleveland Cavaliers, Richard Jefferson, anunciou que irá se aposentar do basquete profissional após ser campeão da NBA.

Richard Jefferson, campeão da NBA com os Cavs, se aposentou do basquete

PARABÉNS CLEVELAND CAVALIERS!!! CAMPEÃO DA TEMPORADA 2015-2016 DA NBA!!!