Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso! Nessa semana, a seleção brasileira de basquete comandada por Ruben Magnano está se preparando para as Olimpíadas que ocorrerão no Rio de Janeiro. Até o momento, foram 3 partidas: 2 contra a Romênia em São Paulo e 1 contra a Austrália em Mogi das Cruzes. Após os jogos amistosos, o Brasil fará um torneio amistoso no Ginásio Professor Hugo Ramos contra a China neste sábado, no domingo, podendo enfrentar a seleção da Lituânia ou a da Austrália na final ou na disputa de 3º lugar. No dia 2, a equipe volta a enfrentar a China em amistoso, fechando a preparação para a disputa da medalha de ouro olímpica. Vamos falar o que aconteceu nos amistosos contra a Romênia e contra a Austrália.
No dia 23 de julho, o basquete brasileiro fez seu primeiro jogo amistoso contra a seleção da Romênia em São Paulo, no clube Hebraica. A partida foi exclusiva para convidados da delegação do Brasil e para sócios do clube. Com 22 pontos de Leandrinho - sendo 21 em bolas de 3 pontos -, o Brasil atropelou a Romênia por 90 a 45. Porém, um momento inusitado aconteceu momentos antes da partida. Na hora de tocar os hinos, a organização do evento cometeu um erro e acabou tocando um hino que não era o dos romenos. Os atletas não reconheceram o hino no momento, causando grande revolta na delegação que disse que foi erro de comunicação entre a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e o clube Hebraica. O pivô Anderson Varejão, com dores nas costas, não chegou a entrar na quadra para jogar.
Nenê garante rebote para a seleção brasileira |
No dia 25, a seleção volta a enfrentar os romenos no clube Hebraica, partida na qual eu tive o prazer de assistir (a partida foi novamente para convidados e sócios do clube). Sem dificuldades tanto ofensivas quanto defensivas, a seleção brasileira derrotou novamente a seleção romena por 96 a 50. O destaque da partida foi o pivô Nenê com 22 pontos em 19 minutos. Após a partida, os jogadores e comissão técnica do Brasil voltaram a quadra para tirarem fotos e darem autógrafos aos torcedores, inclusive eu. Após a partida, veio o anúncio triste para a seleção brasileira: o pivô Anderson Varejão, do Golden State Warriors, apresentou uma lesão nas costas e acabou sendo cortado da disputa dos Jogos Olímpicos. O seu substituto será Cristiano Felício, do Chicago Bulls, que, no dia 18 de julho, foi campeão da Summer League da NBA.
O ala Marquinhos, que chegou a jogar na NBA, contribuiu com 13 pontos |
No dia 28, o Brasil fez mais um amistoso, dessa vez contra a Austrália em Mogi das Cruzes, cidade que sediará o Super Desafio BRA de Basquete. O armador do Utah Jazz, Raulzinho, foi o destaque da partida com 17 pontos após começar a partida no banco de reservas. O placar final foi de 96 a 67 para os brasileiros. O pivô do Houston Rockets Nenê e o armador do Los Angeles Lakers Marcelinho Huertas contribuíram com 10 e 9 pontos respectivamente.
Destaque da partida, Raulzinho anotou 17 pontos, distribuiu 3 assistências e pegou 2 rebotes |
Neste fim de semana, o Brasil termina a preparação para a Rio 2016 enfrentando a China às 14h30 no sábado, dia 30. No dia 31, os brasileiros podem disputar a final ou a disputa de terceiro lugar contra os australianos ou os lituanos. No dia 2, o Brasil volta a enfrentar a China em Mogi das Cruzes às 20h. Os ingressos para as 3 partidas estão sendo vendidos pela Total Player. Vamos dar força para nossos atletas conquistarem o ouro no basquete nessas Olimpíadas.