Super Desafio BRA de Basquete

Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso! Nesse fim de semana, o Brasil disputou, junto com as seleções da Austrália, China e Lituânia, o Super Desafio BRA de Basquete em Mogi das Cruzes. Vamos falar um pouco sobre o torneio quadrangular preparatório para as Olimpíadas Rio 2016.


O torneio começou no dia 30 de julho com a partida realizada entre Lituânia e Austrália. A seleção australiana, mesmo com vários jogadores na NBA (como Matthew Dellavedova, Patrick Mills, Andrew Bogut etc.), perdeu para os lituanos por 81 a 68, vendo uma ótima atuação do pivô Jonas Valanciunas que anotou 19 pontos e garantiu 8 rebotes.

Domantas Sabonis, filho do ex-jogador Arvydas Sabonis, participou do jogo

No mesmo dia, o Brasil fez sua partida contra a seleção da China estreando um dos uniformes que serão utilizados nas Olimpíadas. Os comandados de Ruben Magnano tomaram conta do placar do começo ao fim e derrotaram os chineses por 91 a 52. Destaque para o pivô Augusto Lima (com 16 pontos e 5 rebotes), para o ala Alex (com 15 pontos, 3 rebotes e 2 assistências) e para o armador Leandrinho (com 12 pontos e 2 rebotes). O cestinha dos chineses foi o armador Ji Wei Zhao com 13 pontos. Durante a partida, foi apresentado o pivô Cristiano Felício, jogador que irá substituir Anderson Varejão na disputa do ouro olímpico no Rio de Janeiro.

Leandrinho tentando arremesso contra o jogador chinês

No dia 31, veio a disputa de 3º lugar e a final do torneio quadrangular. A partida que decidiria quem ficaria com o terceiro lugar foi entre Austrália e China. A melhor foi para os australianos que ganharam a partida contra os chineses. Mais tarde, o Brasil  teve uma prévia do que iria encontrar em sua estréia na Rio 2016 e encarou a Lituânia. Com um bom jogo defensivo, os brasileiros venceram o confronto por 64 a 62. Os destaques brasileiros foram o ala Marquinhos (com 14 pontos) e o ala Alex e o armador Raulzinho (ambos com 11 pontos). O melhor jogador dos lituânos foi o armador Mantas Kalnietis (com 12 pontos e 9 rebotes).

Cristiano Felício estreia com vitória na seleção brasileira