Como funciona a temporada da NBA?

Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso! A espera está chegando ao fim! Estamos à uma semana para o início de mais uma temporada da NBA, e esse é um momento aguardado pelos fãs do basquete desde o dia 19 de junho, quando o Cleveland Cavaliers, em uma Final histórica, derrotou o Golden State Warriors por 4 a 3. Mas você sabe como funciona a liga? Quantos jogos cada equipe joga entre elas? Vamos ver como é que funciona a temporada do melhor basquete do mundo.

Quantas conferências existem na liga?

Na NBA, existem 30 times em 2 conferências: a conferência leste (com Atlanta Hawks, Boston Celtics, Brooklyn Nets, Charlotte Hornets, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Miami Heat, Milwaukee Bucks, New York Knicks, Orlando Magic, Philadelphia 76ers, Toronto Raptors e Washington Wizards) e a conferência oeste (com Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Golden State Warriors, Houston Rockets, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Memphis Grizzlies, Minessota Timberwolves, New Orleans Pelicans, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Utah Jazz). Cada uma das conferências tem 15 equipes representando-a, totalizando 30 franquias para disputar o campeonato.

Existe alguma divisão dentro das conferências?

Dentro das conferências, existem as divisões, cada uma com 5 equipes. Pelo lado leste, temos a divisão do atlântico (com Boston Celtics, Brooklyn Nets, New York Knicks, Philadelphia 76ers e Toronto Raptors), a divisão central (com Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers e Milwaukee Bucks) e a divisão sudeste (com Atlanta Hawks, Charlotte Hornets, Miami Heat, Orlando Magic e Washington Wizards). Já do lado oeste, temos a divisão do noroeste (com Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers e Utah Jazz), a divisão do pacífico (com Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns e Sacramento Kings) e a divisão do sudoeste (com Dallas Mavericks, Houston Rockets, Memphis Grizzlies, New Orleans Pelicans e San Antonio Spurs).

Quantos jogos cada equipe participa?

Cada equipe joga 82 jogos durante um período de 7 meses, sendo 41 disputados como mandante e os outros 41 como visitante. Nenhuma equipe pode jogar mais ou menos de 82 jogos e ter menos de 41 jogos disputados tanto "dentro" como fora de sua arena.

Quantos jogos cada equipe pode enfrentar a mesma equipe?

Depende da conferência que a franquia participa. Se a franquia for da conferência leste, ela joga 2 vezes contra equipes da conferência e 3 ou 4 vezes contra as equipes que pertencem à mesma conferência. Exemplo: o Cleveland Cavaliers, que pertence à conferência leste, enfrentará duas vezes o Golden State Warriors, que pertence à conferência oeste (no dia 25 de dezembro na Quicken Loans Arena e no dia 16 de janeiro na Oracle Arena), mas enfrentará o Miami Heat, do lado leste americano, em quatro jogos (dia 9 de dezembro e 6 de março na Quicken Loans Arena; dia 4 de março e 10 de abril na AmericanAirlines Arena).

As equipes podem enfrentar a mesma equipe por dois jogos seguidos?

Sim, as equipes podem enfrentar seus adversários por dois jogos em seguida com um intervalo de 1 dia entre cada jogo, porém não na mesma cidade. Um exemplo é o Miami Heat, que dia 4 de março encara o Cleveland Cavaliers em Miami e no dia 6 do mesmo mês em Cleveland.

Até qual dia eu posso fazer trocas entre os times?

A NBA trabalha com a trade deadline, uma data limite para todas as 30 equipes puderem fazer trocas entre elas mesmas.

Nesse período até a trade deadline, posso contratar os free agents?

Sim. Já que eles estão sem contrato, você pode contratá-los até a trade deadline.

Como o time se classifica para os playoffs?

Cada conferência tem 15 times que a representam. Desses 15 times de cada conferência, somente os 8 primeiros se classificam. Os 7 remanescentes não disputam mais nada, parando sua busca pelo título ou no último dia da temporada regular ou antes da hora.

Se a equipe ganha sua divisão, ela pode avançar para os playoffs?

Se a equipe for campeã da divisão, ela tem chances de ficar fora dos playoffs, mas é muito improvável que isso aconteça. Os 3 campeões de divisão obrigatoriamente vão para os playoffs, porém não tem garantia de que eles disputem a pós-temporada. Até a temporada 2014-15, o campeão de divisão tinha o direito de ficar nas 4 primeiras posições, como ocorreu na mesma temporada, quando o Portland Trail Blazers (62,2% de aproveitamento) ficou na 4ª posição na frente de Memphis Grizzlies e San Antonio Spurs (ambos com 67,1% de aproveitamento), ficando na 5ª e 6ª colocação respectivamente.

Quantas vitórias a equipe precisa ter para poder avançar aos playoffs?

Nesse caso, não existe um número certo de vitórias para se avançar para a pós-temporada, já que tem equipes que avançam para a segunda fase da temporada com mais derrotas do que vitórias ou com número igual em ambos aspectos.

Se duas ou mais equipes tiverem o mesmo número de vitórias e derrotas na classificação da conferência, quem fica na frente de quem?

O critério usado pela liga é o confronto direto, ou seja, a equipe que ganhou mais jogos contra a franquia que ficou empatada com ela fica na frente. Exemplo: na temporada passada, Dallas Mavericks e Memphis Grizzlies ficaram com 42 vitórias e 40 derrotas, porém a franquia texana ficou na frente por ter ganho 3 dos 4 jogos disputados entre eles.

Como ocorre o chaveamento nos playoffs?

As 8 equipes classificadas se enfrentam entre suas conferências, tendo os confrontos baseados na classificação na conferência. Ou seja, quem ficou em 1º enfrentará o 8º, o 2º enfrenta o 7º, o 3º o 6º e o 4º o 5º.

Quantos jogos podem ter em uma única série?

As séries de playoff na NBA se baseiam em melhor de 7, ou seja, quem ganhar 4 jogos primeiros avança.

Qual é o formato das séries nos playoffs?

Cada série tem o mesmo formato, o 2-2-1-1-1. Ou seja, a equipe que tiver se classificado em melhor posição na conferência disputa 4 jogos em sua arena, sendo os 2 primeiros em seus domínios e os outros 2 sob domínio do adversário. Se a série não for resolvida nos 4 primeiros jogos, a disputa volta para a cidade da franquia melhor classificada, voltando ou não para a 6ª partida. Caso a série esteja empatada em 3 a 3, vai para o 7º e último jogo na arena da franquia que acabou na frente, não ultrapassando os 7 jogos.

Quais são os prêmios dados aos jogadores na temporada regular?

Existem, ao todo, 10 prêmios para os melhores da temporada. Porém, só 6 são os mais conhecidos pelos fãs, sendo eles o de Most Valuable Player (jogador mais valioso), o de Defensive Player of the Year (melhor jogador defensivo do ano), o de Rookie of the Year (melhor novato do ano), o de Sixth Man of the Year (melhor 6º homem do ano), o de Most Improved Player (jogador que mais melhorou de uma temporada para outra) e o de Coach of the Year (melhor técnico do ano).

Nas Finais, os jogadores recebem algum prêmio igual aos da temporada regular?

O único jogador que recebe alguma premiação nas Finais é o que for considerado o Finals MVP (jogador mais valioso nas Finais).