Os 10 itens banidos na história da NBA

Seja bem-vindo ao blog Basquete Nosso! Que a NBA é a maior liga de basquete no mundo, todos nós sabemos. O campeonato, além de "empresa", é uma marca conhecida no mundo das roupas, acessórios, calçados e video-games. Além de toda a competitividade, ela mostra a ser uma liga muito séria, dando multas aos atletas que façam atitudes anti-desportivas e violem leis da liga, como o caso do ala-armador americano O.J. Mayo, do Milwaukee Bucks, que não cumpriu com as leis anti-drogas da NBA e foi afastado da liga por dois anos. Mas será que ela chegou a banir alguns itens nos quais nós não podemos imaginar? Sim! E nós vamos falar deles hoje! Confira abaixo:

1. Air Jordan 1


Os tênis feitos pela Air Jordan, marca do ex-jogador hexa campeão da NBA e bi-medalhista olímpico Michael Jordan, são considerados um dos mais bonitos no mundo do basquete, sendo um sonho de consumo de todos os fãs de basquete. Mas, em 1984, a NBA baniu o primeiro tênis do ídolo do Chicago Bulls.
O motivo? As cores utilizadas nele! Na época, a NBA permitia somente tênis predominantemente nas cores branca ou preta, mas a Nike (patrocinadora do jogador na época) lançou o tênis com alguns detalhes na cor vermelha, cor símbolo da equipe defendida por ele. Depois de várias discussões entre o comissário da liga e do presidente da fornecedora e de várias multas dadas ao astro, a NBA sentiu a pressão e cedeu às marcas de tênis de basquete a utilização de outras cores nos tênis.

2. Headbands (faixas na cabeça)


Vemos vários jogadores na atualidade jogarem suas partidas usando headbands (aquelas faixas na cabeça que LeBron James, por exemplo, usou bastante em sua carreira). Mas porquê elas são proibidas? Na verdade, elas são proibidas na NBA se o jogador estiver usando a faixa com a logomarca da liga de cabeça para baixo. Esse fato aconteceu com o armador Rajon Rondo, que defenderá o Chicago Bulls na próxima temporada, em 2010, época que defendia as cores verde e branco do Boston Celtics.

3. Face-mask do LeBron James


Vários jogadores quando fraturam alguma parte do rosto utilizam uma máscara de proteção para evitar que sua lesão piore. No dia 20 de fevereiro de 2014, o ala LeBron James, na época no Miami Heat, fraturou o nariz na vitória da franquia da Flórida por 103 a 81 contra o Oklahoma City Thunder na Chesapeake Energy Arena em uma jogada que o ala-pivô congolês naturalizado espanhol Serge Ibaka tentou dar um toco na enterrada do "The King", desfalcando seu time na partida seguinte contra o Chicago Bulls. No dia 27 de fevereiro, o ala voltou à quadra em partida contra o New York Knicks em Miami no seu primeiro jogo após a fratura com uma máscara preta com uma estampa parecida com filtro de carbono em jogo que ele anotou 31 pontos e garantiu a vitória da franquia por 108 a 82. A liga o proibiu de usar a máscara preta, já que a liga permite somente o uso da máscara transparente.

4. Logomarcas de empresas esportivas fora dos tênis


Ao ver um tênis, nós sabemos se aquele calçado é da Nike, da Adidas, da Under Armor, etc... Mas a NBA proibiu os jogadores de usarem as logomarcas dessas empresas em outras "partes" do corpo. Isso aconteceu com o ala-armador Iman Shumpert quando usou em 2013, na época defendendo o New York Knicks, um corte de cabelo com o logo da Adidas na parte de trás da cabeça, proibindo o atleta de repetir esse corte "fora de moda".

5. Regatas retrôs


Vemos em vários sites esportivos ou lojas esportivas no mundo as regatas "Hardwood Classics", ou seja, as camisas retrôs dos times, como as do Chicago Bulls, Los Angeles Lakers, Orlando Magic, Detroit Pistons, etc... ou pela beleza da camiseta ou para fazer homenagem à um grande jogador do time. Independente do motivo, a NBA proíbe os jogadores de usarem as camisas retrôs dos times da liga fora das quadras... dentro delas, é permitido!

6. Botas estilo Timberland


Vários calçados que encontramos hoje tem estilos diferentes: cano alto, cano baixo, com luz, com rodas, etc... E um dos modelos mais conhecidos são as botas fabricados pela Caterpillar e pela Timberland. Mas a NBA proibiu os jogadores participantes da liga de usarem esse tipo de calçado por uma questão "estética".

7. Camisetas com mensagens ofensivas


Em 2010, LeBron James decidiu trocar o Cleveland Cavaliers pelo Miami Heat, época que formou o "Big Three" com o ala-armador Dwyane Wade (atualmente no Chicago Bulls) e com o ala-pivô Chris Bosh (atualmente sem contrato). Foi uma decisão que deu muita discórdia aos torcedores do Cavs que vaiavam cada posse de bola do astro nas partidas em Ohio, indo aos jogos entre Miami e Cleveland com camisetas com frases não muito simpáticas ao craque, como traidor e "nunca te esqueceremos LeBron James", chegando a fazerem "réplicas" de camisetas do Miami Heat com a número 6 trocando a palavra Heat por Weak (fraco). Por causa disso, a NBA proibiu os torcedores de usarem qualquer vestimenta que ofenda outros jogadores participantes da liga.

8. Headphones


Nas ruas, lojas e sites, vemos anúncios ou pessoas usando os famosos headphones, fones de ouvido que a pessoa tem um som mais abafado em relação aos fones de ouvido "convencionais". Mas esse item é banido da NBA. Ou seja, jogadores e torcedores não podem usá-los em partidas da liga.

9. Kinesio Tape


A medicina no mundo dos esportes é uma coisa que vem melhorando bastante nos dias de hoje. Nos jogos de vôlei, futebol e handebol, vemos vários jogadores usando Knesio Tape. Não sabe o que é? São aquelas fitas adesivas que são usadas para tratar lesão dos jogadores. Na NBA, os jogadores não podem usar esse tipo de recurso para diminuir seu tempo de recuperação ou lesão. A última vez que isso apareceu na liga foi na temporada 2014-15 com o ala-armador James Harden, do Houston Rockets.

10. Tênis da Athletic Propulsion Lab (APL)

Voltando aos calçados... As marcas mais famosas de tênis no mundo do basquete são a Adidas, a Nike, a Under Armor, a Li-ning, a Peak, a Reebok, a Air Jordan, etc... Porém, na temporada 2010-2011, uma nova marca chamada de Athletic Propulsion Lab (APL), criada pelos irmãos Adam e Ryan Goldston, criaram o Athletic Propulsion Labs Concept 1, tênis com uma tecnologia que daria ao atleta uma vantagem em relação à impulsão vertical e à velocidade, dando uma vantagem de oito à 17 centímetros à mais de pulo. Por esse motivo, a liga norte-americana baniu o tênis e a marca de serem usadas por jogadores da NBA.