Myles Turner diz se inspirar em LaMarcus Aldridge

Forte concorrente ao prêmio de MIP (Most Improved Player, o jogador que apresentou a maior evolução entre uma temporada e outra) desta temporada, o jovem pivô Myles Turner, do Indiana Pacers, admite se espelhar no jogo de outro pivô, LaMarcus Aldridge, do San Antonio Spurs. “Eu assistia o Lamarcus Aldridge o tempo todo na faculdade”, disse Turner. “Eu não o assisti muito recentemente, mas eu e meu pai o assistimos no dia de Natal (contra o Chicago Bulls) e ele foi demais”. O jogador dos Spurs anotou 33 pontos e nove rebotes nesta partida, convertendo 15 arremessos em 20.



Turner tem as características de um “pivô moderno”, que consiste em ser um atleta ágil e versátil, possuindo habilidade com a bola (atributo difícil para jogadores desta altura) e arremessando bem de média distância, linha de três e lance livre. O pivô dos Spurs, embora mais velho e pesado, também conta com tais atributos, fazendo um bom chute de qualquer lugar da quadra e aprimorando sua bola de três nesta temporada (45% de aproveitamento).

Com 2.11m de altura e quase 21 anos, o jogador dos Pacers já chama a atenção dos torcedores por suas habilidades. A 11ª escolha do Draft de 2015 é capaz de fazer um arremesso extremamente rápido, sem dar chance para seus marcadores reagirem. Seu arremesso varia tanto próximo da cesta quanto na linha de três, exibindo um aproveitamento notável (53% nos arremessos de quadra e 41% nas bolas de três, além de 80% nos lances livres). 

A capacidade de Turner alcança também a defesa. Mesmo não sendo um reboteiro nato, o pivô pega, em média, 7.5 rebotes por partida nesta temporada. Outro fato que contribui para seus números defensivos são os bloqueios. O atleta literalmente distribui tocos pelas quadras que passa, tendo uma média de 2.3 na temporada. Turner perde neste quesito para apenas dois jogadores da liga: Rudy Gobert (Utah Jazz, 2.55) e Anthony Davis (New Orleans Pelicans, 2.34), respectivamente.

Mesmo Turner ainda não tendo alcançado seu melhor nível técnico e físico, o pivô com certeza terá todo o apoio dos torcedores dos Pacers neste processo. O jogador mostra-se como um dos mais dedicados do elenco, além de vibrar muito em quadra com o time.

O jovem atleta alcançou uma marca relevante nesta temporada. Turner tornou-se o oitavo jogador da história da NBA a alcançar a marca de 1.200 pontos, 650 rebotes e um aproveitamento de 50% nos arremessos antes de completar 21 anos de idade.