A sorte da primeira escolha deste último Draft parece finalmente estar mudando. Depois de sofrer uma fratura no quinto metatarso do pé direito, no final de setembro, Ben Simmons passou por uma cirurgia no local e está em processo de recuperação desde então. O Philadelphia 76ers não chegou a estimar uma data para o retorno do ala, gerando especulações de que o jogador poderia perder toda a temporada.
A lesão do jovem é semelhante a uma que Kevin Durant também teve, há duas temporadas atrás. Esta possui um alto grau de reincidência, exigindo muita cautela no tratamento. Na época, o camisa 35, agora dos Warriors, ficou seis meses longe das quadras.
Para alegria de Simmons e de toda a fanática torcida dos Sixers, este processo está quase chegando ao fim. De acordo com a ESPN, o jogador pode enfim estrear em março, logo depois do All-Star break. A jovem promessa inclusive já participou de treinos com a equipe na semana passada. Entretanto, ainda existe a possibilidade de ele aguardar a próxima temporada.
A expectativa em torno de Simmons é enorme. Além de ser a primeira escolha, o ala, vindo da Universidade do Estado de Luisiana (LSU), já é comparado a LeBron James por ter um estilo de jogo all around. Atuando apenas uma temporada no basquete universitário, o jogador de 2,08m obteve médias de 19.2 pontos, 11.8 rebotes e 4.8 assistências por partida.
Outro motivo para deixar os torcedores empolgados é a formação da dupla Ben Simmons e Joel Embiid. O jovem pivô, estreando somente nesta temporada após uma sequência lesões, detêm médias, por jogo, de 19.9 pontos, 7.8 rebotes e 2.4 bloqueios, com 25.4 minutos em quadra (o jogador ainda possui uma restrição de minutos). Os dois jogadores são vistos como o futuro da franquia.
É evidente que Simmons, com apenas 20 anos, ainda tem muito potencial a ser explorado. Precisa ainda aprimorar seu arremesso e infiltração, além de “chamar o jogo” em momentos decisivos (este fato gerou muitas críticas ao ala durante seu ano em Luisiana). Porém, Simmons possui um porte atlético e já apresenta muita qualidade nos rebotes e principalmente nos passes, com uma boa transição ofensiva, chegando até a treinar como armador algumas vezes nos Sixers.
Confira alguns momentos do jovem Ben Simmons: