Depois de vários campeonatos se aventurarem pelo mundo dos e-sports (jogos de videogame esportivos), a NBA decidiu se aventurar sobre esse novo rumo esportivo. Foi anunciado na tarde de ontem que a liga de basquetebol norte-americana firmou parceria com a Take-Two Interactive Software (empresa produtora da série de jogos NBA 2K) e terá uma liga do jogo de basquete virtual. Chamada de NBA 2K eLeague, o torneio tem início previsto para 2018 e terá direito à um Draft global de jogadores. Com a iniciativa, a NBA se torna a primeira das quatro grandes ligas de esportes profissionais dos Estados Unidos (NBA, NFL, MLB e NHL) a ter a sua própria liga de esporte virtual.
De acordo com o comissário da NBA Adam Silver, "a maior parte da minha missão é fazer crescer o basquete. Haverá uma oportunidade para essa liga inédita atrair um grupo de gamers que podem estar jogando outro jogo. Agora, eles podem dizer 'talvez eu não pudesse jogar pelos Knicks porque não tinha a proeza física para competir nesse nível, mas eu tenho a proeza mental e física para competir num e-sports pelos eKnicks".
O plano inicial de Silver é de que todas as 30 franquias que fazem parte da NBA participem do projeto, sendo previsto que de 8 a 12 equipes disputem a competição desde o início. Também é elaborado que o torneio virtual siga os mesmos moldes de uma temporada da NBA com cada equipe disputando 82 jogos e os melhores lutando pelo título e prêmio de cerca de US$ 250 mil (aproximadamente R$ 781 mil) nos playoffs em um período de 5 meses com a decisão sendo em alguma arena da NBA.
Cada franquia da NBA poderá escolher cinco jogadores do mundo inteiro por meio de um Draft. Assim, como na própria NBA, os jogadores que não forem selecionados pelo Draft poderão ser recrutados pelas franquias da NBA. A maior diferença fica para o estilo de jogo, já que o ciberatleta criará um avatar baseando-se em suas próprias preferências e estratégias que serão comandados na quadra virtual, não podendo controlar um único jogador que atua na NBA.