10 coisas para prestar atenção na reta final da NBA

A NBA entrou em sua reta final, e os playoffs estão se aproximando cada vez mais, assim como quem ficará com uma posição privilegiada no Draft. Mas será que esses últimos 10 dias da liga vão valer a pena? Quem será que irá ficar de fora da disputa da pós-temporada? Quem irá ficar em posição para disputar Lonzo Ball ou Markelle Fultz? Confira as 10 coisas para ficar de olho na reta final da NBA:

1. Recorde de triple-doubles será quebrado?

O armador do Oklahoma City Thunder, Russell Westbrook, lidera a NBA em triple-doubles com 40, 20 a mais do que James Harden, ala-armador do Houston Rockets. O West Beast conseguiu dígitos duplos em três aspectos diferentes em 29 das 30 franquias em sua carreira (ele ainda não tem um triplo-duplo contra o Bulls) e vem tendo médias de triple-double na temporada (31.9 pontos, 10.6 rebotes e 10.4 assistências), e está a apenas 1 triplo-duplo de igualar o recorde de Oscar Robertson de mais triple-doubles em uma temporada. Restam 6 jogos para a franquia da divisão noroeste da liga. Será que o recorde será quebrado?

2. Rivalidade entre Westbrook e Durant

Que a saída de Kevin Durant do Oklahoma City Thunder para ir ao Golden State Warriors foi conturbada todos nós sabemos, mas o que muita gente não sabe é que a estrela solitária do Thunder pode superar o ex-companheiro de equipe em pontos em uma única temporada. No ano que Durant foi MVP da NBA (2013-14), o ala teve média de 32 pontos, sendo o maior cestinha da história da franquia. O armador do OKC tem 0.1 ponto a menos que o ala, tendo que ter médias de mais de 30 pontos nesses últimos 6 jogos para superar o "traidor de Oklahoma City".

3. Clube dos 2 mil pontos

Até agora, 4 jogadores já superaram a marca de 2 mil pontos na temporada: os armadores Isaiah Thomas (2066) e Russell Westbrook (2423), o ala-armador James Harden (2216) e o ala-pivô Anthony Davis (2033). Próximos da marca estão o armador Damian Lillard (1902), o ala-armador DeMar DeRozan (1908) e o pivô DeMarcus Cousins (1912). Será que os últimos 3 superam essa marca e entram do clube?

4. No topo do Leste

Duas das equipes garantidas nos playoffs pelo lado leste são o Cleveland Cavaliers e o Boston Celtics. Mas a disputa para ver quem ficará na primeira posição está bem acirrada. Os atuais campeões da NBA estão com 49 vitórias e 27 derrotas e na 2ª posição, uma vitória a menos do que a franquia 17 vezes campeã da NBA (50-27). Quem ficará no topo da conferência? Curiosidade: desde que entrou na NBA, LeBron James conseguiu deixar sua equipe na primeira posição da conferência 4 vezes (com o Cavs em 2008-09, 2009-10 e 2015-16 e com o Heat em 2012-13), terminando com o título de campeão da NBA em duas oportunidades (em 2012-13 e em 2015-16).

5. Os grandes astros estão nos deixando

Que algum dia os astros de suas franquias se aposentarão é certeza. E alguns já podem fazer sua despedida no final dessa temporada ou na temporada que vem. O ala-pivô Dirk Nowitzki pretende cumprir com o seu contrato e disputar a próxima temporada com o Mavericks. Quem está em duvida se irá pendurar os tênis ou não são os alas-armadores Manu Ginobili e Vince Carter. Mas quem já decidiu que não continuará ano que vem na NBA é o ala Paul Pierce. Pois é gente, nós estamos ficando velhos...

6. E já que falamos do LeBron James...

O ala do Cleveland Cavaliers começou a temporada em 11º na lista dos maiores cestinhas da história da NBA, mas ele não terminará a mesma atrás do top 10. Em partida contra o 76ers em novembro, ele ultrapassou o Hakeem Olajuwon e ficou na 10ª posição. Um mês depois, o King James ultrapassou Elvin Hayes (contra o Heat) e Moses Malone (contra o Bucks), fechando na 8ª colocação. E recentemente, contra o 76ers, o tri-campeão da NBA superou Shaquille O'Neal e está na 7ª posição. A próxima vítima é Dirk Nowitzki, que já possui mais de 30 mil pontos em sua carreira.

7. Quem será o MVP?

A disputa para o melhor jogador está bem apertada. Na liderança do povo, o vencedor já é o armador Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), mas na lista da NBA, o líder é o ala-armador James Harden (Houston Rockets). Mesmo assim, outros jogadores tiveram boas atuações em suas partidas, como Isaiah Thomas, Giannis Antetokounmpo, DeMar DeRozan, Damian Lillard, DeMarcus Cousins, Kawhi Leonard, John Wall, Kevin Durant, Hassan Whiteside, Anthony Davis etc. A dúvida que fica agora é: quem será o MVP? O Mr. Triple-Double ou o Barba do Capeta?

8. Free agents

Muitos jogadores estarão com seu contrato encerrado no final dessa temporada. Stephen Curry e Kevin Durant podem sair do Warriors no final de tudo (o ala tem opção de deixar a equipe), mas devem ficar em San Francisco. Já Dwyane Wade está sem certeza se continuará no Chicago Bulls, assim como o Derrick Rose não sabe se ficará no Knicks. Será que algum deles ficará ou sairá na suas atuais equipes?

9. Briga dos playoffs pela Conferência Leste

Até agora, já temos 4 equipes classificadas para os playoffs pelo lado do Leste: o Cleveland Cavaliers, o Boston Celtics, o Washington Wizards e o Toronto Raptors. Restam 4 vagas a serem disputadas entre 7 franquias: o Bucks, o Hawks, o Bulls, o Heat, o Pacers, o Hornets e o Pistons. Infelizmente, Knicks, 76ers, Magic e Nets já estão eliminados da pós-temporada.

10. Briga dos playoffs pela Conferência Oeste

Se a briga por uma vaga na pós-temporada pelo lado leste está apertada, imagina no lado oeste! Com 7 franquias já garantidas (Warriors, Spurs, Rockets, Jazz, Clippers, Thunder e Grizzlies) e outras 5 que não tem mais chances de disputar o título (Mavericks, Timberwolves, Kings, Lakers e Suns), resta saber quem ficará com a 8ª vaga: o Trail Blazers, o Nuggets ou o Pelicans?