Porque o mascote do Paulistano se chama Fried, El Tigre?

Seja bem-vindo ao Basquete Nosso! Um dos motivos que levam o fã de basquete ir ao ginásio são os mascotes. Na NBA e no NBB, eles são responsáveis por entreter o público durante as pausas que ocorrem durante o jogo, ocorrendo isso com mais frequência no Estados Unidos do que aqui no Brasil. No nosso território, são poucos os times que possuem um mascote que estão disputando o NBB 10. Bauru tem o dragão Dunk. Franca tem o Touro. E recentemente, o Paulistano/Corpore mostrou seu novo mascote para o público no primeiro jogo do time no 10º Novo Basquete Brasil.


O nome do mascote do vice-campeão do NBB 9 e atual campeão paulista se chama Fried, El Tigre. O mascote foi decidido por votação no site do clube e pela conta do Instagram do time de basquete do Paulistano. Foram 3 modelos de mascote que já tinha decidido duas coisas: o mascote seria um tigre; e o seu nome seria Fried. Mas porque seu nome é Fried, El Tigre?
O nome do mascote é uma homenagem a um grande ídolo da história do Club Athletico Paulistano (atual São Paulo F.C.), Arthur Friedenreich. O atacante nascido em 1892 foi um dos grandes ídolos do time paulista entre 1916 e 1929 e recebeu os apelidos de Fried e de El Tigre por uruguaios. Não se sabe quantos gols ele anotou, mas relatos de um amigo do falecido aos 77 anos (morreu no dia 6 de setembro de 1969) mostra que, ao todo, foram anotados 1239 gols durante 26 anos de carreira. Alguns mitos dizem que ele não perdeu nenhum pênalti na carreira, mas o site RSSSF Brazil divulga que, ao todo, o atacante perdeu ao longo de sua carreira 12 gols na marca penal.


Até a publicação da matéria, não se sabe qual número El Tigre usava como futebolista, mas o mascote do time de basquete aparece no ginásio com o número 29. Por ser uma homenagem, acreditamos que ele deve ter usado o número durante suas duas passagens no Paulistano.