Paulistano derrota Bauru com grande atuação de Yago

Na tarde desse sábado (20), o Paulistano/Corpore derrotou o Sendi/Bauru Basket no reencontro das Finais do NBB 9 pelo placar de 88 a 79 e chegou a sua 10ª vitória consecutiva no campeonato. A partida ocorreu no Ginásio Antônio Prado Jr., casa do time da capital, às 14h e teve direito a transmissão na TV pela Band e presença do Basquete Nosso na partida. O destaque vai para  o armador Yago, de apenas 18 anos, com 31 pontos (100% de aproveitamento na linha de lance-livre) e quebrou a sua marca pessoal de pontos no NBB (a antiga marca era de 24 pontos na partida contra Franca, ocorrida no dia 2 de maio de 2017). O destaque do atual campeão do NBB foi o ala-armador Alex Garcia, com 20 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.


O primeiro tempo chegou a ser bem disputado. Com 5 bolas de três logo no começo, o CAP conseguiu a liderança nos primeiros 10 minutos de jogo com o placar a favor: 23 a 16. Nos 10 minutos de jogo seguintes, o Bauru acordou e tomou frente do placar com grandes atuações de Duda Machado e de Alex, fechando os primeiros 20 minutos com 1 ponto de liderança para o time alviverde: 42 a 41. Yago, que viria a se destacar nos 20 minutos finais, fechou o primeiro tempo com 11 pontos.
No final do 3º quarto, a estrela do "garoto endiabrado" começou a brilhar. Com 10 pontos consecutivos e uma assistência para uma bola de 3 pontos de Deryk Ramos, o armador natural de Tupã (SP) liderou os 3 minutos finais em uma corrida de 13 a 4, retomando a liderança para o alvirrubro: 68 a 60.
Nos últimos 10 minutos de jogo, o time treinado por Gustavo De Conti abriu larga vantagem após 5 minutos de Yago no início do último quarto. Com o Paulistano liderando por 15 pontos de vantagem (81 a 66), os comandados de Demétrius Ferracciú não tiveram forças para reagir e ainda viram o nº 2 do Paulistano anotar mais 5 pontos e deixando a quadra com a segunda maior marca de pontos nessa edição do NBB: 31 pontos (Léozão, do Basquete Cearense, anotou 32 contra o Joinville/AABJ no dia 22 de dezembro de 2017).
Com a vitória garantida, o torcedor só esperou o cronômetro zerar para ver o placar marcando 88 a 79 para o atual vice-campeão do NBB garantir a vice-liderança do campeonato com 27 pontos (12 vitórias e 3 derrotas) e quebrar a série de 5 vitórias seguidas do Bauru, que se manteve no 5º lugar. Cerca de 2 horas depois, o SESI/Franca derrotou o Campo Mourão pelo placar de 88 a 60 e roubou a 2ª posição do rival paulista, deixando o CAP na terceira posição.
Após a partida, Yago disse que o resultado não é somente destaque de sua atuação, mas da atuação coletiva da equipe. "É tudo em prol do grupo. Temos um grupo de muita qualidade. Cada dia é dia de um. hoje foi o meu, e isso é reflexo do trabalho que o Gustavo (De Conti) faz. Não estava tendo atuações tão boas, mas todos sempre me deram confiança. Hoje, consegui mostrar o que posso fazer, mas os pontos foram consequência do trabalho de toda a equipe", disse o monstrinho.
O capitão do Bauru, Alex, também comentou sobre o jogo após a partida, dizendo que o motivo foram as falhas defensivas. "Fomos para o intervalo na frente, mas em um jogo que estava muito equilibrado. Logo no início do terceiro quarto, o time deles imprimiu um ritmo forte e nós deixamos o ataque deles em condições de pontuar. Não soubemos fechar a defesa e, depois, tivemos que ficar correndo atrás do placar para diminuir sempre a diferença", disse o Brabo.
O próximo confronto do Paulistano/Corpore será nessa segunda-feira (22) contra o vice-líder, SESI/Franca, às 19h30 no Ginásio Antônio Prado Jr. (ingresso para não-sócios são 2kg de alimento). Já o Sendi/Bauru Basket enfrentará o Campo Mourão no mesmo dia (22) às 20h15 no Ginásio Belin Carolo, na cidade de Campo Mourão (PR).

Veja os melhores momentos da partida entre Paulistano/Corpore e Sendi/Bauru Basket: