Paulistano derrota Mogi fora de casa e é campeão do NBB 10

Na tarde desse sábado (2), a equipe do Paulistano/Corpore derrotou o time do Mogi das Cruzes/Helbor pelo placar de 82 a 76 no Ginásio Professor Hugo Ramos e se sagrou campeão do NBB 10, levanto o primeiro título do Novo Basquete Brasil depois de 2 vice campeonatos (no NBB 6, foi derrotado pelo Flamengo; no NBB 9, o campeão acabou sendo o Bauru). A partida teve transmissão do SporTV e da Band e a presença do Basquete Nosso nas arquibancadas. O destaque da equipe alvirrubra paulista foi o ala Lucas Dias, com 20 pontos, 5 rebotes e 1 assistência. Pelo lado do Mogi, Jimmy se destacou com 28 pontos, 9 rebotes e 2 assistências.


O primeiro quarto de partida começou muito disputado, deixando em aberto se teríamos o 5º jogo ou se a partida acabaria na cidade do interior paulista. Shamell começou com a mão quente, fazendo 5 pontos para os comandados pelo técnico Guerrinha e abriu 10 a 0 no placar. Mas Gustavo de Conti não quis saber e impôs seu jogo para acabar os primeiros 10 minutos em 23 a 23. Com um bom aproveitamento nos arremessos de 3 pontos, o Paulistano anotou 31 pontos no 2º quarto e foi para os vestiários com o placar favorável por uma diferença de 7 pontos e com a maior pontuação anotada por uma equipe nas Finais do NBB até o intervalo: 54 a 47.
O terceiro quarto começou frio, com as duas equipes levando quase 4 minutos para anotarem 2 pontos cada uma. Porém, o "garoto endiabrado" Yago não quis saber de produções ofensivas baixas e anotou 7 dos 13 pontos do Paulistano no 3º quarto deixando a liderança aumentar para 9 pontos: 67 a 58. Porém, o melhor ainda estava por vir.
O Mogi, empurrado pela sua torcida que lotou seu ginásio, foi se impondo defensivamente e, com grandes contribuições de Larry Taylor e de Jimmy, a diferença chegou a diminuir e o placar ficou inalterado durante 2 minutos em 78 a 75 para os visitantes. Mas como a equipe do técnico Gustavinho queria encerrar a série fora da capital, Deryk acertou um arremesso quando restavam cerca de 26 segundos para encerrar a partida. O Mogi foi marcando faltas para levar seu adversário para a linha do lance livre, mas não teve jeito: vitória do Paulistano/Corpore por 82 a 76.
O técnico campeão, Gustavo de Conti, comentou sobre a vitória de sua equipe e do primeiro título de NBB do Paulistano e de todos os jogadores de sua equipe. "O sentimento é de felicidade e de agradecimento ao clube Paulistano por tudo que nos proporciona. Todos os times merecem ser campeões, mas fomos muito regulares durante toda a temporada, com direito a vitórias com grandes diferenças no placar e também com um certo nível de dominância", comentou o técnico que confirmou que ficará em São Paulo após ser procurado pelo Flamengo.
Antes do caneco ser levantado, foi anunciado quem seria o jogador mais eficiente dos 4 jogos que receberia o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) das Finais. Entregue pelo lendário Amaury Pasos, o pivô Guilherme Hubner foi nomeado o melhor jogador das Finais com média de 11.7 pontos, 6.2 rebotes e 13.5 de eficiência. O MVP disse que o seu foco não era se destacar, mas sim ajudar a equipe a levantar o título inédito. "Eu estava focado em jogar basquete. Não queria ser o MVP, mas sim ajudar meu time e fazer meu trabalho em quadra. O Gustavo determinou algumas funções específicas para mim na série e estava focado em executar tudo o que ele pediu", disse.
Mesmo sendo derrotado em sua primeira final de NBB, o técnico Guerrinha falou que, mesmo sem o título de campeão, o Mogi sai de quadra vitorioso pela campanha que realizou. “Estamos muito frustrados por termos perdido em casa, mas muito honrados por conseguirmos chegar ao segundo lugar do NBB, que é muito difícil. O Paulistano teve todo o mérito de sair com o título. Foi a terceira vez que eles chegaram à final e essa foi a nossa primeira. Queríamos o topo, claro, mas infelizmente não conseguimos. Nunca faltou entrega e nem dedicação para a nossa equipe. Saímos orgulhosos”, acrescentou o comandante mogiano.
O próximo confronto das duas equipes será por volta do mês de agosto, quando se inicia o Campeonato Paulista, torneio que o Paulistano saiu campeão na edição anterior. O NBB 11 começará entre o mês de outubro e o mês de novembro.

Confira os melhores lances do jogo 4 das Finais do NBB 10: