Flamengo derrota Franca e é campeão da Copa Super 8

Time carioca tem vaga garantida na Liga das Américas de 2019 após derrotar equipe paulista por 79 a 75. Foto: Reprodução Twitter/Time Flamengo

O Flamengo derrotou o SESI Franca neste sábado (29) por 79 a 75 no Ginásio Pedrocão, em Franca, e se sagra campeão da Copa Super 8.
O destaque da equipe carioca foi o argentino Franco Balbi que teve 20 pontos, seis rebotes e quatro assistências em 32 minutos em quadra. Marquinhos, que foi eleito o MVP do torneio, contribuiu com 15 pontos e sete rebotes, enquanto Anderson Varejão ajudou com 16 pontos e seis rebotes. Pela equipe de Franca, Alexey ficou perto do triplo-duplo com 10 pontos, 12 rebotes e nove assistências. Rafael Hettsheimeir foi muito importante no jogo com 17 pontos, enquanto Lucas Cipolini teve 11 pontos e cinco rebotes.
Os jogadores de Gustavo de Conti foram melhores no aproveitamento de arremessos (46,7% contra 38,1%), em rebotes defensivos (33 contra 30) e em roubos de bola (cinco contra dois). Os atletas de Helinho se saíram na frente no aproveitamento de arremessos de três pontos (39,3% contra 32%), no aproveitamento nos lances livres (94,1% contra 61,1%), em assistências (13 contra 12) e em tocos (três contra dois). As equipes tiveram o mesmo número de rebotes ofensivos (sete).

O JOGO

O primeiro quarto começou com o Franca abrindo uma boa vantagem em cinco minutos de partida. Mas o armador Franco Balbi começou a comandar a virada do Flamengo, fazendo com que a vantagem ficasse a favor da equipe carioca. Mas no final, Rafael Hattsheimeir começou a ser eficiente e fez com que a equipe paulista ficasse na frente com um arremesso de três pontos no final do período, fechando os primeiros 10 minutos de partida perdendo por 25 a 22.
No segundo quarto, a defesa do Flamengo começou a entrar em jogo e fechou o aro. A vantagem começou a aumentar cada vez mais e a torcida presente no Pedrocão ficava quieta. A transição da defesa para o ataque foi muito utilizada pelo time de Gustavo de Conti, fazendo abrir uma larga vantagem. O Franca não conseguia acertar os arremessos de quadra, fazendo os únicos pontos do quarto na linha do lance livre. Olivinha acertou um arremesso de dois pontos com quatro segundos para encerrar o período, e as equipes foram para o vestiário com o placar registrando a vitória parcial do Flamengo por 40 a 27 (15 a 5 no quarto).
No terceiro quarto, o ritmo forte ofensivo do Flamengo continuou e a vantagem que era de 13 pontos no intervalo subiu para 16. A defesa continuava dificultando as jogadas dos atletas de Franca, que mudaram várias vezes o arremesso. A diferença foi administrada pelos 10 minutos do quarto, podendo ter aumentado mais caso Balbi acertasse um arremesso de três pontos a quatro segundos para o início do último quarto. Mesmo sofrendo 24 pontos e anotando 22, a equipe carioca vencia por 62 a 51.
No último quarto, o Franca começou a reagir e, com Alexey e Lucas Dias acertando duas bolas de três pontos, a diferença do placar caiu para apenas seis pontos em dois minutos. A diferença caiu para quatro pontos após Lucas Cipolini converter um arremesso de três com quatro minutos a serem disputados. Mas Balbi organizou boas jogadas e acertou uma bola no perímetro a um minuto do fim do jogo para esfriar a reação francana, esperando o tempo acabar para soltar o grito de campeão com o placar de 79 a 75 (24 a 17 para o Franca no quarto).
Com a vitória, o Flamengo se sagra campeão da Copa Super 8 e tem vaga garantida na Liga das Américas do segundo semestre de 2019. O Franca, mesmo sendo vice-campeão, tem vaga garantida para a Liga das Américas do primeiro semestre de 2019 por ter vencido a Liga Sul-Americana de 2018. O próximo do Flamengo será pelo NBB no dia 12 de janeiro, quando encara o Corinthians às 14h no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, com direito a transmissão para o Brasil pela Band. No mesmo dia, o Franca recebe o Basquete Cearense às 18h no Pedrocão.

*A matéria foi originalmente feita por Guilherme Camargo para o portal The Playoffs.